Há
algum tempo o Brasil e o Rio de Janeiro viraram o foco do mundo. Pessoas de
diversos países tem vindo para nossa cidade explorar o que temos de mais belo.
E com o nosso vulgo sucesso,
viramos assunto de diversas rodas de conversação e tema de diversos
trabalhos em diversas áreas no mercado mundial. Devemos os devidos
olhares graças aos eventos faraônicos que estão por vir, a Copa
do Mundo e as Olimpíadas.
Me impressiona ver aqueles gringos na caçamba daqueles jeeps de safári, prontos para
admirar as favelas da zona sul do Rio. "Subliminarmente" comparando os morados com
animais e invadindo sua privacidades. Partindo do ponto que favelas do Rio as ruas são vielas, passando por elas podemos observar toda a casa de
um morador. Bom, esse tour/safári emprega muita gente
e infelizmente alegra os corações de muitos gringos. Acabando
com essa espécie de passeio desempregaria muita gente que não tem
nada a ver com a exploração cultural presente aqui.
Por
outro lado a popularização do life
style Made in favela tem
colocado no mapa muitos lugares e pessoas. Como os maravilhosos restaurantes do complexo do
alemão, ong's de apoio a juventude de diversas favelas como Vidgal, Maré e Batan. E ícones do povo como Mc Magalhães (Grande Mc de funks dos anos
90 conhecidíssimo na região de Bangu) e Renê Silva do Portal Voz das Comunidades do Complexo do Alemão. Para
mim esse é o lado bom da coisa.
O povo brasileiro adora uma
novela, é com isso que os grandes escritores tem inserido núcleos de
comunidades em suas novelas. Muitas das vezes comunidades reais. Dando assim
destaque para personagens como Maria Vanúbia de Salve Jorge, Suellen de Avenida Brasil e agora Valdirene de Amor a Vida interpretada por Tatá Werneck. E a moda tem se aproveitado
disso lindamente. A moda dos morros e das ruas cariocas tem influenciado
criações de diversos estilistas. E com a ascensão das
cantoras de funk como Anita e Valesca Popozuda tem dado mais força para
esse seguimento fashion.
Marcas como Gucci que em sua coleção Resort 2014 mostrou
seu olhar do Rio de Janeiro e da nossa moda balneário. Já na Givenchy o estilista mixou a
tendência das estampas camufladas com o estilo de homens moradores
de regiões periféricas da América Latina, grifando as nossas
favelas, com direito a estampa em t-shirts. A Cola Clothing é outra marca
que homenageia a moda carioca trazendo pernas de fora, um pouco de brilho, tudo
isso ao som do funk.
Bom!!! Esse é um assunto que
divide opiniões até mesmo em minha mente. Mas opiniões são para ser dadas e
discutidas, talvez aceitas. E ai p que você me diz?
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