1.10.2013

A moda contada a partir dos filmes.


Há algum tempo tenho vontade de mostrar para vocês o que é MODA realmente, não que o que falamos aqui ou o que vemos em outros blogs não seja moda, mas queria mostrar a vocês da onde que veio as tendências que nós consumimos e vemos nas passarelas do Brasil e do mundo.

A moda acima de tudo é história, que reúne aspectos filosóficos, políticos,  sociais e culturais que é divida em períodos, e a partir dos anos 10 o tempo começou a ser divido por décadas, e isso permanece até os dias de hoje.

Para mim moda além de roupa e tendência, é também o reflexo do comportamento cultural e social das pessoas. Por isso que os filmes são uma forma muito boa de aprender moda sem precisar entrar em uma sala de aula para ouvir o professor falando de datas, acontecimentos políticos e etc. 


Selecionei alguns trailers de filmes que retratam épocas que foram importantes para a história do mundo e para moda. Alguns vocês devem até já terem visto, outros não. Para quem gosta de filmes antigos, alguns destes filmes tem mais de 30 anos de existência, mas continua nos ensinado muito sobre o comportamentos da época


OBS:  Para quem tem o pensamento de cursar moda e tem a pretensão de trabalhar como produtor de moda (assim como eu), jornalista de moda, figurinista e stylish e muito importe ter esse conhecimento, além adquirir uma bagagem sua sensibilidade de moda se torna mais apurada.


Elizabeth: A era de ouro - Conta a historia da Rainha Elizabeth I,  a Rainha da Inglaterra  e da irlanda de 1558 a 1603, que assume a responsabilidade de liderar a Inglaterra em um período conturbado e teve que sacrificar sua vida particular para salvar seu reino.
O período da moda em que Elizabeth viveu  foi o período renascentista, uma época de muito glamour e extravagância na indumentária. Elizabeth foi um grande ícone de estilo na época, era muito copiada, poderíamos chama-lá de um It Girl renascentista. Essa época continua dando referências para os estilistas até hoje, um exemplo é a estilista Fernanda Yamamoto em sua coleção de inverno 2012. 



Os três mosqueteiros - Uma historia fictícia protagonizada pelo jovem D'Artagnan que tem o sonho de ser um grande mosqueteiro, se muda para Paris para poder realizar seu sonho, mas por seu temperamento forte enfrente alguns problemas e é em uma dessas que o aspirante a mosqueteiro esbarra com Athos, Aramis e Porthos que acabam se tornando mentores de D'Artagnan.

A história apesar de fictícia é retratada em um período real, período esse chamado de Barroco. Um período onde que as imagens sacras ainda eram vistas na moda e nas artes, apesar do desligamento disso no período anterior que foi o renascimento. Muita coisa que era vista na época está para voltar no próximo inverno  aqui no Brasil. A tendência barroca já está sendo vista na Europa e EUA, além do inverno já está acontecendo por aquelas bandas. O inverno da Dolce&Gabanna foi todo inspirado na nessa trend. Então já podem preparar seu cartões de crédito para encherem seus armários com peças cheias de bordados em dourado.




Maria Antonieta: A estrela do Rock - Não vai se enganando que por causa deste nome você vai ver cenas de shows, guitarras sendo quebradas ou drogas. Acho que quando Sofia Copola (Diretora do filme) pensou neste nome, pensou na atmosfera em que Maria Antonieta vivia e em seu life style. 
Maria Atonieta para quem não sabe foi uma princesa  austríaca que ainda em sua adolescência foi mandada para frança se casar com o príncipe Luis XVI. Isso foi um acordo entre o a Áustria  e França como forma de aliança. Na corte de Versalles Maria Antonieta é obriga a viver em um regime de etiqueta repressor, entre brigas familiares e fofocas intermináveis. Com isso a paciência de Maria Antonieta se esgotou e se decidiu viver da forma que ela bem queria, criando um mundo aonde quem ditava as regras era ela, se permitindo aproveitar sua juventude como uma princesa moderna. Por causa de sua forma de viver, Maria Antonieta foi discriminada pelas demais damas da corte de Versalles, também foi uns dos pivôs da revolução francesa que por fim a levou a morte da forma mais aterrorizante possível, degolada na guilhotina. 

O filme tem um figurino incrível que pode nos dar a total noção de como as pessoas se vestiam naquele período da moda, o período do Rococó tem como característica a extravagância em seu nível mais elevado, as perucas quanto mais altas melhor, aplicações de laços nas roupas era quase que uma regra, homens e mulheres levavam a sério a palavra se montar. 

A trilha sonora é a única coisa que não vai ao pé da letra, contamos com músicas incríveis que deram um tom especial para cara do filme, The Stokes e The Cure são alguns exemplos de bandas e cantores que estão presentes nessa trilha tão incrível. 



A Jovem Rainha Vitória - Mais uma Rainha da Inglaterra presente aqui em nossa lista,  filme biográfico  que conta a história de vida da Rainha Vitória, que teve que subir ao trono em seus 18 anos por causa da morte de seu tio Guilherme IV, a primeira monarca britânica a reinar por mais tempo, seu record foi quebrado pela atual rainha, Elizabeth II. Sempre cercada de muitos cuidados, criada a severas "Regras Kensington", que tinha o principal objetivo protege-lá a qualquer custo.


O período da moda em que a Rainha Vitória viveu foi o período Romântico ou período Vitoriano (vitoriano por causa da Rainha). A palheta de cores usada na época era baseadas em cores sóbrias em tons pasteis. A Rainha Vitória foi um grande ícone de estilo em sua época, que mesmo em seu maior momento de dor e luto por causa da morte de seu marido Albert continuou sendo uma grande influenciadora da moda.

As mulheres deveriam ter a aparência de fracas e vulneráveis, as roupas eram feitas para dar esse efeito. A roupa era composta por diversas peças crinolina com muitas anáguas, gerando vestidos extremamente volumosos,o espartilho, evoluído do corset, agora mais ajustado à cintura, chegando inclusive a deformar o corpo e os órgãos internos. As mangas extremamente justas e compridas enfatizando os ombros caídos cabelos cacheados, xales e chapéu grandes e decorados que eram os acessórios preferidos das mulheres. Maquiagem pálida com boca e olhos extremamente marcados.

Para as meninas que possuem uma penteadeira cheia de produtinhos de beleza, fiquem sabendo que quem começou com esse costume diário foi a rainha vitória. Não sei se vocês passam horas como ela em frete de suas penteadeiras.

No fim do período Vitorianoas saias não são mais tão volumosas e desgastantes para o corpo feminino, a partir daí começa o período da Belle Époque que vai de 1890 à 1914, estilo usado na novela Lado a Lado.



Coco antes de Chanel -  Mais um filme biográfico, que conta a história de Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, fundadora de uma das grifes mais luxuosas e importantes do mundo, a Chanel S.A.
Foi deixada com sua irmã Adrianne ainda criança em um orfanato. Quando mais velha divide seu tempo como costureira de dia e cantora de cabaré à noite. Até que conhece Étienne Balsan que acaba virando seu protetor e amante. Tempos depois não mais com Étienne conhece Arthur Capel um milionário da grande Paris que acaba se tornando seu marido, que a ajudou a abrir sua primeira loja, que inicialmente vendia apenas chapéus. Com a morte de seu marido abre sua primeira casa de costura, revolucionando o mundo da moda, indo contra tudo que era normal para época quando se fala de moda.

O filme conta um pouco dos anos 10 e 20, mas Coco viveu até os anos 70.




Bonquinha de Luxo - Um filme de 1961 que conta a história de Holly Golightly, uma garota de programa que toma seus cafés da manhã em uma cafeteria em frente a lendária joalheria Tiffany's & Co. Tem o objetivo de se casar com um milionário, mas seus planos começam a mudar quando Paul Varjak, um jovem escritor brasileiro que se muda para o apartamento vizinho, com quem começa a flertar.
O stylin de Audrey Hepburn neste filme e na vida foi feito por ninguém menos que Cristian Dior, fundador da casa de costura Dior.

O filme se passa na Nova York da década de 60, uma época em que os Beatles estavam em ascensão, as mini saias eram criadas  por Andre Coureges mas como Andre não patentou e  Mary Quant fez também e disse que a ideia de ter menos pano na saia era dela, mas quem vai desmentir isso? eu? você? vamos deixar quieto.
 A ditadura militar estava bombando com tudo aqui em nossas terras, Jovem Guarda era hit parade nas rádios brasileiras e o movimento hippie estava se disseminando pelo mundo, pensando nisso vamos ao nosso próximo filme da lista.



Hair - Uma adaptação do musical da Broadway,que conta a história de um jovem do interior dos E.U.A convocado para guerra do Vietnã, que ao chegar na fantástica Nova York para se apresentar ao exercito americano se torna amigo de uma tribo de hippies que tem ideais pacifistas que vão contra guerra e cortar os cabelos.

Filme de 1979 que conta a história de uma década muito importante para a moda mundial. Além do movimento hippie que influenciou diversos estilistas da época, o peta-a-porter ganhava sucesso, com isso a moda de rua vira inspiração para novas coleções dos estilistas. Yves Saint Laurent coloca pela primeira vez uma modelo negra na passarela, a música brasileira ganha visibilidade no mundo e a era disco começava a agregar adeptos por todo o mundo.



Studio 54 - O filme que narra a história de uma das boates mais famosas do mundo, a Studio 54 criada por Steve Rubell, que apimentavam as noites de NYC com a presença de estrelas da moda como Calvin Clain, do cinema  Laiza Minelle, da música Michael Jackson e da arte Andy Whorol, que deu fim as sua atividades em 1986 por motivos de falência.

A boate imprimia bem o estilo da dessa metade da década, um lugar aonde não tinha regras, a única regra era se divertir até o sol raiar. Na moda o brilho era uma obrigação, as famosas calças flair que estão de volta também era item de desejo, cabelos esvoaçantes e maquiagem exagerada eram o must have do momento.

Lista incrível!!! Espero que tenham gostado e absorvido as informações. Pra mim foi muito bom relembrar minhas aulas de história da moda, porque afinal recordar e viver (Aike que frase brega)!

8 comentários:

  1. O da Coco eu morro de vontade de assistir!
    Os outros já foram para minhas listinhas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a histori de vida dela também. Mas é uma pena eu ainda não poder comprar nada na loja dela.

    Beijos<3

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ver o da Coco.
    http://biarori.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel

    Tem alguns que ainda não vi.
    Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada.
    Quero seguir seu blog, mas o botão "participar deste site" não funciona. Vou adorar se me seguir. Me avise quando resolver o problema
    Um ótimo Sábado para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  5. Olá Kinha!!!

    Que bom que gostou!!!! Está tudo em ordem com o nosso blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...